Tendinite Calcária, entenda os sintomas

Woman Shoulder Injury

 

A tendinite calcária acontece quando há o acúmulo de cálcio nos tendões do ombro. Para uma melhor compreensão será explicado como se forma um calcário. Quando alguma parte do corpo sofre lesões, partículas de cálcio são enviadas para lá com a intenção de curar a região. No caso dos ombros, é uma parte singular do corpo humano, em que micro lesões acontecem com certa frequência nas mais diversas atividades do dia, muitas vezes essas lesões não são nem percebidas pelo paciente.

Dessa forma, a formação de calcário pode acontecer em qualquer pessoa, mesmo nas sedentárias ou que não praticam atividades físicas. Por exemplo, ao transportar um eletrodoméstico pesado podem ocorrer as micro lesões, essa situação em si não fará surgir um calcário, mas a somatória dessas atividades sim. Porém não há uma comprovação clara de quais os motivos do surgimento da tendinite (visto que atinge desde atletas até sedentários e não tem relações com acidentes ou traumas).

Doctor writing on medical chart with patient in the background

Os sintomas da tendinite calcária são dores intensas na região e a perda de mobilidade. Atividades do cotidiano podem se tornar bastante árduas nessas condições: erguer o ombro causa dores e incômodos, além da dificuldade em dormir por não encontrar uma posição confortável à condição do ombro.

O diagnóstico é feito por radiografia, por ultrassonografia ou ressonância magnética. É muito importante contar com a presença de um médico especialista em ombros, pois esses sintomas são os mesmos de outras doenças dessa região do corpo e então há a necessidade de descartar outras possibilidades.

O tratamento da tendinite depende do estágio da doença. Em fases iniciais a fisioterapia e a administração de anti-inflamatórios e analgésicos, pode controlar a situação. Em casos de dores agudas, é possível fazer intervenções cirúrgicas como a artroscopia – uma técnica muito pouco invasiva e que possui um período de convalescência bastante reduzido.