Ruptura do bíceps, cuide-se

Elbow Wrap

O bíceps é o músculo localizado na parte da frente do braço, é mais conhecido pelo “muque”. Se você já sofreu algum puxão, ergueu muito peso ou por algum motivo lesionou esse músculo, já deve ter sentido quão debilitante é ter um dos braços lesionado, mesmo que de forma leve.

Por isso é muito importante ficar atento aos tendões que compõem a região, já que podem desenvolver uma condição chamada de ruptura de bíceps, em que o tendão pode romper completamente e além das dores e dificuldades em mover o braço, o deixará com aspecto do braço do Popeye.

stamp printed in Republic of Guinea commemorates the birth of Po

As principais causas para a ruptura são: quedas, carregar objetos muito pesados, uso excessivo ou lesões contínuas. Se houver a ruptura parcial ou total, em alguns casos o paciente sentirá dor aguda, um “pop” audível poderá ser escutado, aparecerão manchas negras na região e haverá dificuldades em realizar movimentos com o braço ou mão, além de um abaulamento no braço que lembrará o braço do marinheiro Popeye.

Idosos, pessoas que usam os braços no trabalho/esporte, uso excessivo do ombro, fumantes e usuários de corticoides tem uma maior tendência a desenvolver a doença.

Caso seu braço sofra uma ruptura, busque um médico especialista para tratar a situação o mais rápido possível, pois em casos graves há a necessidade de cirurgia; e em casos brandos podem ocorrer complicações pela falta de tratamento.