O que pode causar dores nos ombros?

Shoulder Pain

A dor no ombro, de maneira geral, diz respeito às dores nas articulações do membro, elas são causadas por diversos fatores, os mais comuns são: desgaste natural devido ao envelhecimento, traumas na região devido a atividades esportivas ou laborais, lesões por esforço repetitivo ou em que haja a necessidade de movimentar grandes quantidades de peso.

Além desses fatores, as dores podem ser causas de doenças que merecem atenção, como a:

  • Bursite: inflamação da bursa, uma “bolsinha” que contém um líquido para absorver impactos;
  • Artrite: perda da cartilagem na região, aproximando os ossos e atritando-os na movimentação;
  • Síndrome do ombro congelado: uma doença que “trava” o ombro e pode causar muita dor. Ela é curada espontaneamente, mas essa condição pode se estender por longos períodos;
  • Tendinite do bíceps: quadro em que há uma ruptura de um tendão do bíceps;
  • Deslocamento do ombro: causado por um trauma muito forte na região, pode ser deslocado para várias direções. Comum em acidentes em esportes ou em colisões automotivas;
  • Ainda, várias outras condições podem causar dores nos ombros, como necrose avascular, ataque cardíaco, síndrome do desfiladeiro torácico ou radiculopatia cervical.

Caso apresente dores nos ombros, procure um médico especialista para tratar da sua situação. Se a dor for muito intensa, use um serviço de táxi ou chame alguém para conduzi-lo até um hospital, visto que a dor pode comprometer muito os movimentos (a própria movimentação pode piorar o quadro) além de causar acidentes ao dirigir, por exemplo.