Hábito saudáveis evitam lesões nos ombros

Pain In The Women's Shoulder

O ombro é a ligação do nosso corpo com o que sentimos através das mãos. Por isso é muito importante tomar cuidados especiais para não lesioná-lo e impedir esse contato do dia a dia.

Algumas doenças relacionadas aos ombros, mesmo que não sejam muito graves, acontecem por pequenas atitudes diárias que são feitas de forma errada. Por exemplo, ao se esticar demais para limpar uma janela ou alcançar algum objeto no alto, podem causar um estiramento de tendões ou músculos do ombro (nesses casos é melhor contar com a ajuda de alguma pessoa mais alta ou um banco/escada).

Um problema bastante comum é a “fisgada”, quando um movimento repentino é feito e o paciente sente uma dor aguda na região e que permanece latente. Essa é uma situação mais complicada, já que muitas vezes acontece por algum reflexo ou susto, mas na prática de esportes, limpeza, carregar objetos pesados ou qualquer atividade que o corpo não esteja acostumado, é importante que o praticante tenha calma e cuidado ao executar os movimentos, já que esforços vigorosos tendem a lesionar a região.

Mesmo que a dor da fisgada passe e os movimentos continuem normais, micro lesões são formadas a cada vez que acontece algum estresse na região. Esse quadro pode desenvolver-se para uma situação de “ombro congelado” – doença que, gradativamente, diminui os movimentos do ombro até quase imobilizá-lo – por exemplo. O ideal seria praticar uma série de alongamentos todos os dias, especialmente antes de atividades físicas.

Young woman sleeping in bed with blurred alarm clock on bedside

Outra medida que pode ser feita para diminuir os riscos de lesionar os ombros são a posição de dormir. Evite dormir de bruços, já que se os braços estiverem apoiando a cabeça, estarão em uma posição que deixará os ombros tensionados por várias horas, além de ser a posição mais comum para causar torções no pescoço. Caso você apresente alguma dessas lesões, aplique uma bolsa de gelo por 10 a 20 minutos logo que sentir o problema para reduzir as dores momentaneamente.