Cuidados com os ombros na musculação

Muscular Young Man Shirtless, Training Pecs On Gym Bench

A musculação é a atividade física mais praticada em academias na atualidade, ela mostra vários benefícios para o corpo e para a estima. Porém, na gana de obter resultados rápidos, os exercícios são feitos em exaustão ou de maneira incorreta. A prática inadequada da musculação pode causar diversas lesões no corpo, entre elas, cerca de 11% são na região do ombro.

As complicações atléticas mais frequentes nos ombros são as tendinites que, se não forem tratadas adequadamente, podem abrir espaço para diversas outras doenças, como luxações totais ou parciais, instabilidades articulares e hiperlassidões ligamentares. Vale ressaltar que não obstante a dor da lesão, em situações que procedimentos cirúrgicos são necessários, a recuperação total pode demorar 6 meses ou mais. Considerando que essa é a situação de um atleta e com o acompanhamento fisioterapêutico.

Evite as lesões na musculação seguindo as orientações de um profissional. Mas em regras gerais, evite movimentos que parecem errados, sempre se exercite com o acompanhamento de um educador físico e não force seu corpo além do seu limite fisiológico.